A crise hídrica que ameaça o abastecimento e a segurança ambiental da região Norte e Noroeste Fluminense será tema central de um seminário gratuito promovido pela 12ª Subseção da OAB/Campos, por meio da Comissão de Direito Ambiental e da Escola Superior de Advocacia. O evento acontece no próximo dia 6 de junho, das 9h às 13h, na Casa do Advogado.
Com o título “Crise hídrica e conflitos ambientais no Norte e Noroeste Fluminense”, o seminário pretende reunir especialistas, pesquisadores, representantes da sociedade civil e do poder público para discutir caminhos para superar os desafios do acesso à água e os conflitos socioambientais que se agravaram nos últimos anos.
A atividade conta com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (CBH-BPSI) e do Grupo de Pesquisa sobre Águas da Uenf (GP-Água), reforçando o diálogo entre o saber científico, a participação social e os instrumentos jurídicos.
Serão três os painéis temáticos:
“A situação do Rio Paraíba do Sul – impactos e desafios ambientais”
“Processos democráticos para o acesso à água – o papel da participação social”
“Conflitos ambientais no Norte e Noroeste Fluminense – desafios e soluções”
Para o advogado Jeferson Nogueira Fernandes, presidente da Comissão de Direito Ambiental da 12ª Subseção da OAB e debatedor no segundo painel, o seminário é uma oportunidade de promover a escuta e o diálogo democrático em torno de um tema vital:
“A crise hídrica da nossa região tem gerado conflitos sérios e afetado diretamente a vida da população. O evento busca não só compreender esses processos, mas também identificar soluções coletivas e instrumentos de mediação que fortaleçam o direito à água como um bem comum.”
O seminário é aberto ao público e se propõe a criar um espaço de escuta ativa, crítica e construção de alternativas sustentáveis, com base na justiça ambiental e na defesa dos recursos naturais da região.