Neste sábado (27), todos os postos de identificação civil do Detran RJ estarão abertos em regime especial para atender exclusivamente pessoas com deficiência (PCDs). A ação faz parte de uma iniciativa de inclusão, adotada desde junho, que reserva o último sábado de cada mês para esse público.
O atendimento será feito mediante agendamento prévio, disponível no site oficial do Detran RJ (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento nos números (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042. As vagas já estão liberadas.
De acordo com o presidente do órgão, Rodrigo Coelho, a medida garante mais acessibilidade e acolhimento:
— O Detran RJ está proporcionando ao público PCD um atendimento mais humanizado, com ambiente adaptado e menos tempo de espera. Nosso objetivo é melhorar a vida dos cidadãos e reafirmar o compromisso com a inclusão social — destacou.
O horário de funcionamento será das 8h às 14h, exceto nos postos localizados dentro de shoppings, que atenderão das 10h às 16h. Para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), é necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento (original ou cópia autenticada), documento com número de CPF, laudo médico com o tipo e grau da deficiência (com CID), além de comprovante de residência.
Naturalizados devem apresentar também o certificado de naturalização.
A CIN, emitida pelo Detran RJ desde 2023, traz o CPF como único número de identificação. O documento atual, com o número do RG, segue válido até 2032.
📌 Com informações do Detran RJ – Foto: Divulgação

