Encarar medos, superar limitações, descobrir oportunidades e fortalecer habilidades — essas são algumas das experiências vividas por quem participa do Empretec, o principal seminário de capacitação para empreendedores do mundo, desenvolvido pela ONU e aplicado no Brasil pelo Sebrae.
Diferente de um curso tradicional, o Empretec é uma imersão de seis dias que desafia o participante a refletir sobre suas atitudes diante dos negócios e da vida. A metodologia é focada no comportamento empreendedor, reconhecendo que o sucesso empresarial não depende apenas do conhecimento técnico, mas da forma como o indivíduo age e reage aos desafios.
Durante o seminário, os empretecos — como são chamados os participantes — vivenciam atividades práticas, dinâmicas e cientificamente fundamentadas, com base em pesquisas que identificam as dez características essenciais do comportamento empreendedor:
- Busca de oportunidades e iniciativa
- Persistência
- Disposição para correr riscos calculados
- Exigência de qualidade e eficiência
- Comprometimento
- Busca de informações
- Estabelecimento de metas
- Planejamento e monitoramento sistemáticos
- Persuasão e rede de contatos
- Independência e autoconfiança
Essas competências são trabalhadas de forma intensa e transformadora. O resultado é uma mudança de mentalidade, com ganhos como mais segurança na tomada de decisões, visão ampliada de oportunidades e maior capacidade de planejamento — fatores que aumentam as chances de sucesso empresarial e reduzem os riscos de fracasso.
Mais do que um seminário, o Empretec é um divisor de águas na trajetória de quem busca evoluir pessoal e profissionalmente.
Com informações do SEBRAE-RJ – Foto Divulgação

