Com foco na formação e no diálogo sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Instituto Federal Fluminense (IFF) realiza, no próximo dia 6 de junho, a segunda edição do Seminário Capacitar para Incluir. O evento acontece das 14h às 17h no auditório do Campus Campos Guarus e está com inscrições abertas e gratuitas para todos os interessados.
Promovido pela Pró-reitoria de Políticas Estudantis, o seminário propõe uma tarde de aprendizado, trocas e reflexões sobre os desafios e avanços relacionados aos transtornos do neurodesenvolvimento. O público-alvo inclui educadores, profissionais da saúde, pais, responsáveis e qualquer pessoa interessada no tema. As inscrições devem ser feitas pelo site oficial: https://eventos.iff.edu.br/capacitarparaincluir2025
A programação principal será a mesa-redonda “Conversando com o Especialista”, que reúne profissionais de referência na área. A neuropediatra Nathália Morigutti vai abordar as atualizações em autismo; a pediatra do desenvolvimento Laura Carvalho Mansur tratará das comorbidades associadas ao TEA; e a psicopedagoga Odila Mansur trará importantes reflexões sobre o autismo na vida adulta.
Segundo a pró-reitora de Políticas Estudantis do IFF, Márcia Chrysóstomo, o seminário reafirma o compromisso institucional com uma educação mais inclusiva e sensível às diversidades. “É uma iniciativa que contribui para o fortalecimento das práticas pedagógicas inclusivas, fomentando um ambiente escolar mais acolhedor e respeitoso”, afirmou.
O evento contará ainda com a presença do reitor do IFF, Victor Saraiva, que fará a abertura oficial ao lado da pró-reitora. Para os organizadores, a segunda edição do “Capacitar para Incluir” reforça a necessidade contínua de discutir o autismo sob diferentes perspectivas, promovendo informação com base científica e empatia na prática.