A Vast Infraestrutura deu início à construção do parque de tancagem do Terminal de Líquidos do Açu (TLA), localizado no Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense. O investimento inicial é de aproximadamente R$ 250 milhões e prevê um parque com capacidade para 40 mil m³ de armazenamento de combustíveis e outros produtos líquidos.

A expectativa é que as operações comecem no último trimestre de 2026, fortalecendo a posição da Vast como líder no mercado brasileiro de transbordo de petróleo e ampliando a infraestrutura nacional de movimentação e armazenagem de líquidos.

O TLA, instalado em uma área estratégica no porto que liderou o ranking de embarcações movimentadas no Brasil em 2024, poderá receber combustíveis marítimos, lubrificantes, combustíveis claros, químicos e biocombustíveis.

“Estamos preparados para atender às demandas atuais e futuras do setor, inclusive com os chamados combustíveis do futuro, como SAF e e-metanol, em alinhamento com projetos de transição energética que já estão em desenvolvimento no complexo”, afirmou Victor Snabaitis Bomfim, CEO da Vast Infraestrutura.

Além dos tanques de armazenamento, o projeto contempla tubulações de carga e descarga e plataformas para caminhões-tanque, permitindo o escoamento terrestre dos produtos. O plano diretor também prevê a expansão futura da capacidade para até 300 mil m³.

A empresa já possui contratos assinados com a Vibra — que utilizará o terminal por 20 anos para importação e movimentação de óleos básicos destinados à fábrica de lubrificantes em Duque de Caxias (RJ) — e com a efen, que usará a estrutura para recebimento, estocagem e expedição de óleo diesel marítimo.

Desde outubro de 2024, a Vast opera o TLA com foco em operações de transbordo, movimentando óleo diesel marítimo por meio de operações ship-to-ship e ship-to-barge. Atualmente, o terminal conta com dois berços operacionais aptos a receber navios MR e barcaças.

Com a finalização das obras, o TLA deve se consolidar como um dos principais pontos de apoio logístico para o setor marítimo e energético do país, reforçando a vocação do Porto do Açu como hub estratégico para a indústria.

Share.
Exit mobile version