A Prefeitura de Campos dos Goytacazes voltou a restringir, a partir da manhã desta segunda-feira (2), a circulação de veículos de carga com mais de quatro eixos no perímetro urbano da cidade. A medida já está em vigor e tem como objetivo proteger as vias públicas e garantir mais segurança no trânsito local, após o agravamento dos impactos causados pelo tráfego intenso de carretas desviadas da RJ-238 (Estrada dos Ceramistas), que permanece interditada.
A decisão foi tomada em virtude do descumprimento, por parte do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), do acordo para recuperação das vias utilizadas como desvio. Desde o fechamento da estrada estadual, ruas como a Avenida 28 de Março, por exemplo, vêm sofrendo danos estruturais com o grande fluxo de veículos pesados. Em um dos episódios mais recentes, uma carreta quebrada bloqueou a via, causando transtornos e reforçando a urgência da ação.
A Guarda Civil Municipal está fiscalizando ativamente as principais entradas da cidade e orientando motoristas sobre as rotas alternativas. A medida, no entanto, permite exceções: carretas com mais de quatro eixos que tenham destino comprovado dentro do município poderão transitar, desde que devidamente autorizadas.
A Prefeitura voltou a cobrar do DER-RJ celeridade na retomada das obras da Estrada dos Ceramistas para que o tráfego de veículos pesados volte ao seu fluxo original, sem comprometer a estrutura urbana e a mobilidade da cidade.
Foto: Reprodução