Com as eleições de 2026 no horizonte, a Justiça Eleitoral está em alerta: mais de 2,7 milhões de eleitoras e eleitores do Rio de Janeiro ainda não têm a biometria cadastrada. O número representa 21,66% dos 12,7 milhões de eleitores do estado.
A meta é ousada: alcançar 100% de biometria coletada antes do próximo pleito, garantindo mais segurança, rapidez e confiabilidade na hora de votar.
O procedimento é rápido, gratuito e disponível em qualquer uma das 165 zonas eleitorais ou nas 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) espalhadas pelo estado. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.
Para saber se você já fez o cadastro, basta consultar o site do TRE-RJ ou ligar para o Disque TRE-RJ, no (21) 3436-9000, nos mesmos horários de funcionamento.
Para realizar o cadastro, é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência emitido há até 90 dias. Durante o processo, as digitais dos dez dedos são coletadas, além de uma foto digital, assinatura e atualização dos dados pessoais.
Além de reforçar a segurança das eleições, a biometria oferece outra vantagem: quem cadastra as digitais tem acesso ao selo ouro no Gov.br, nível mais alto de confiabilidade da conta, que libera diversos serviços públicos online como INSS, Receita Federal e Carteira Digital.
“A biometria garante que cada eleitor seja único no cadastro, evitando fraudes e garantindo um processo eleitoral mais seguro e eficiente”, reforça o TRE-RJ.
Fonte GOV BR

