O senador Carlos Portinho (PL-RJ) estará em Campos na próxima quinta-feira (14) para abrir o terceiro módulo do Ciclo de Desenvolvimento Regional, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos. O evento será às 19h, no auditório da entidade, e deve atrair atenção especial por ocorrer poucos dias após o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto que incluiria o Norte e o Noroeste Fluminense na área do semiárido, medida que beneficiaria diretamente agricultores da região.
Portinho, que articulou no Senado a aprovação do projeto — embasado por estudos técnicos como os da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) —, defende que o reconhecimento traria ganhos importantes para a agricultura e a pecuária, incluindo incentivos ao plantio de cana-de-açúcar e soja.
Além do tema do semiárido, o senador também vai abordar outros assuntos estratégicos para a economia regional, como:
Investimentos para instalação de uma unidade produtora de fertilizantes em São João da Barra;
A situação dos aeroportos de Campos e Macaé, que tiveram voos comerciais suspensos pela Azul Linhas Aéreas;
Pontos da reforma tributária e seu impacto sobre o setor produtivo fluminense.
“Todos que me acompanham sabem o empenho que tenho pelo desenvolvimento econômico do nosso estado em Brasília. A questão dos voos envolve o governo do Estado, mas seguimos atuando para buscar soluções”, afirmou Portinho.
O Ciclo de Desenvolvimento Regional da CDL teve início em março com palestra do prefeito de Macaé, Welberth Rezende, e seguiu em julho com a participação do prefeito de Campos, Wladimir Garotinho. A iniciativa busca integrar municípios e fortalecer o comércio, a indústria, o agronegócio e outros setores estratégicos.
Para o presidente da CDL Campos, Fábio Paes, a participação de Portinho neste terceiro módulo é “extremamente relevante, pela importância e influência do parlamentar no cenário nacional”.
Com informações da CDL Campos / Foto Divulgação