Produtores com até 170 cabeças de gado têm até o dia 31 de maio para vacinar os animais e atualizar o cadastro do rebanho. Meta é imunizar 6 mil bovinos.
A Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, deu início nesta segunda-feira (20/05) à campanha gratuita de vacinação de bovinos contra manqueira, botulismo, tétano e raiva. A ação vai até o dia 31 de maio e é voltada a produtores rurais com até 170 cabeças de gado.
Paralelamente à vacinação, será feita também a atualização obrigatória do cadastro dos rebanhos e de outras espécies de interesse agropecuário, uma exigência que colabora com a prevenção de doenças e com o controle sanitário no município.
A vacinação é destinada a bovinos a partir dos três meses de idade e será feita por duas equipes: uma partindo do quinto distrito em direção à sede e a outra da sede em direção ao quinto distrito. O objetivo é imunizar cerca de 6 mil animais. Os vacinadores entrarão em contato com os produtores para o agendamento, mas também é possível buscar informações diretamente com a Secretaria de Agricultura.
— As clostridioses, como a manqueira, são doenças graves e com alta taxa de mortalidade. São endêmicas na região e trazem enormes prejuízos aos produtores. A vacinação é fundamental para manter o controle — destacou a secretária municipal de Agricultura, Fabiana dos Santos Silva.
A atualização cadastral também pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em três locais: no Núcleo de Defesa Agropecuária de Campos (Rua Visconde de Inhaúma, 102 – Parque Tamandaré), no Posto Municipal de Defesa Agropecuária (Rua São Benedito, 173 – sede de SJB) e na Subprefeitura de Sabonete.