A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) será sede, nesta sexta-feira (3), a partir das 9h, dos Jogos Locais de Atletismo do Paraesporte, reunindo cerca de 70 atletas das unidades Paraesporte Uenf/Enel, Saquarema Motiva e da Associação Pestalozzi de Esportes (Apoe). O evento é organizado pelas Olimpíadas Especiais Brasil.
A programação inclui provas de 100m caminhada, 50m e 100m corrida, lançamento de pelota, arremesso de peso, salto parado e salto em distância. Embora as disputas não sejam classificatórias, os vencedores integrarão o banco de dados das Olimpíadas Especiais Brasil, podendo ser convocados futuramente.
O coordenador do evento, professor Deyveison Almeida, ressaltou o valor social da iniciativa:
“O atletismo para pessoas com deficiência é muito mais do que competição: é inclusão, superação e oportunidade. Cada treino e cada prova representam conquistas que trazem independência, confiança e qualidade de vida. Eventos como este valorizam talentos, mostram que limites podem ser superados e inspiram toda a sociedade.”
Já o professor de atletismo do Paraesporte/Uenf/Enel, Iago Murta, destacou a motivação dos atletas:
“Nossos alunos estão ansiosos para mais este evento, que além de incentivá-los nos treinos, promove amizades e integração. As aulas de atletismo no campus já são um espaço de superação e convivência, e a competição reforça esse espírito.”
O Paraesporte é considerado o maior programa de inclusão social por meio do esporte para pessoas com deficiência do Estado do Rio de Janeiro, e iniciativas como os Jogos Locais contribuem para ampliar sua relevância e impacto.
Com informações da Ascom – Foto Divulgação

