A partir desta segunda-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes passou a aplicar a vacina contra a dengue também em adolescentes de 14 anos, completando assim o grupo etário recomendado pelo Ministério da Saúde: de 10 a 14 anos. Ao todo, o público-alvo em Campos soma 34.110 crianças e adolescentes.
A aplicação está sendo feita em mais de 30 unidades de saúde distribuídas por todo o município, com horários estendidos em alguns pontos para facilitar o acesso das famílias. A vacina, que previne os quatro sorotipos do vírus da dengue, é aplicada em duas doses, com intervalo de 90 dias.
Mesmo com a estrutura ampla de aplicação e ações como vacinação em escolas públicas, a adesão ainda está muito abaixo do esperado. Desde o início da campanha, em 9 de junho, até o dia 27, apenas 1.017 doses foram aplicadas em crianças de 10 a 13 anos.
“Esse número é muito baixo. A vacina está disponível em vários postos distribuídos pelo município, exatamente para facilitar o acesso. Quando se trata de criança, a responsabilidade de levá-la para a imunização é dos pais, mas infelizmente muitos deixam a doença se alastrar para depois buscar a proteção. Isso é muito perigoso porque a dengue é uma doença grave e mata”, alerta o assessor técnico de Imunização, Leonardo Cordeiro.
A baixa procura preocupa, especialmente em um cenário em que a dengue continua registrando surtos em diversas regiões do país. A vacina utilizada tem eficácia comprovada: pode reduzir em até 90% as hospitalizações e em até 80% os óbitos causados pela doença.
📍 Locais de vacinação
Os postos de vacinação estão abertos de segunda a sexta-feira. No Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), o horário vai das 8h30 às 18h. Nas demais unidades, o atendimento ocorre das 8h às 16h.
A lista completa inclui unidades como a Clínica da Criança, o Centro de Saúde de Guarus e diversas UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) nos bairros e distritos de Campos, como Aldeia, Saturnino Braga, Morro do Coco, Tocos, Vila Nova, entre outros.
Para vacinar a criança ou adolescente, é necessário apresentar documento com foto, CPF ou cartão do SUS e a caderneta de vacinação.