A Diocese de Campos dos Goytacazes comunicou, com pesar, o falecimento de Dom Roberto Gomes Guimarães, Bispo Emérito de Campos, na manhã desta quinta-feira (29), em sua residência no Parque Leopoldina. Ele tinha 89 anos e vinha recebendo cuidados paliativos desde julho de 2024, com acompanhamento das irmãs do Instituto de Nossa Senhora do Bom Conselho, através do sistema Home Care.
Natural de Campos, Dom Roberto foi o único bispo da Diocese nascido na cidade. Batizado na Catedral Diocesana, ele sempre manteve uma forte ligação com a comunidade local. Foi nomeado Bispo de Campos pelo Papa São João Paulo II em 22 de novembro de 1995 e sagrado no dia 7 de janeiro de 1996, durante a festa da Epifania do Senhor, na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador.
Durante 15 anos à frente da Diocese, Dom Roberto deixou um legado de união, espiritualidade e dedicação à missão pastoral. Tornou-se Bispo Emérito em 30 de julho de 2011, permanecendo como referência espiritual até o fim de sua vida.
Nas redes sociais, a Diocese publicou uma mensagem de fé e reconhecimento ao trabalho do bispo:
“Unimo-nos em oração e gratidão pelo seu ministério fecundo, pedindo a Deus que o acolha na felicidade eterna junto Àquele a quem dedicou sua vida com amor e fidelidade.”
Foto: Diocese de Campos